Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.


Para quem conhece apenas o Adobe Acrobat Reader como leitor de arquivos .PDF, deixo como dica o Foxit Reader, um software que realiza as mesmas funções e com a vantagem de ser muito mais leve que o popular da Adobe.

A diferença é visível em arquivos com muitas páginas. O Acrobat Reader, mesmo em micros com boa configuração, gasta muita memória e trava com frequência quando o documento possui grandes imagens. O Foxit, que também é gratuito (exeto versão PRO, que possui outros recursos além de apenas leitor), gasta menos RAM, não trava no processamento de imagens, se integra aos principais navegadores (Firefox, Internet Explorer) e memoriza a página que estava sendo visualizada quando o aplicativo foi fechado (ótimo para quem lê livros e revistas digitais).

Reparei no meu dia-a-dia que muitas pessoas não têm um pacote de codecs instalado no micro, ou quando têm, são vários, um para cada tipo de vídeo e/ou áudio. Visando organizar esta "bagunça", deixo como o dica o pacote K-Lite Mega Codec Pack, um dos mais completos que conheço.

Os codecs possibilitam que formatos de vídeo não padrões do Windows possam ser reproduzidos no micro. Como esta diversidade de formatos hoje em dia é grande, este pacote garante a reprodução de quase todos os formatos (uso-o há alguns anos e até hoje não encontrei um vídeo que não fosse reproduzido).

Para instalar o K-Lite, basta proceder como em qualquer outra instalação de .exe e clicar em Next, Next, ..., Finish. Caso queira fazer um ajuste específico, o programa oferece opções durante a instalação, mas a Default já atende a maioria dos casos.

Como fazer se você suspeita que seu micro apesar de possuir antivírus atualizado, esta infectado por um vírus, quem nunca passou por isso, todos sabem que apesar do cuidado na hora da escolha do antivírus, é possível ser infectado, e como se livrar dessas pragas digitais?
Pois é pensando nisso separei uma lista de antivírus ONLINE, parece brincadeira mais não é, e é uma ferramenta muito útil, pois te possibilita acesso a vários antivírus, mas não se iluda essas ferramentas não dispensão o uso de um bom antivírus.

Separei uma lista com os scanners online de alguns dos maiores fabricantes de software antivírus para vocês:


Minha experiência com esses tipos de varreduras é muita boa e extensa, é difícil enumerar as varias vezes que utilizei essas ferramentas, são realmente muito úteis.

Quero enfatizar que nenhuma destas ferramentas te dispensa o uso do antivírus local no seu PC, mas servem como um PLUS na hora de verificar sua estação em casos críticos.

Bom, futuramente vamos discutir os métodos para evitar contaminações e como remover vírus manualmente.

Tudo bem, eu sei que vai parecer gambiarra. E é isso mesmo ! Mas na hora do desespero o jeito é 'chutar o pau da barraca'. Então, taí :

SELECT * FROM tabela t1 WHERE EXISTS ( SELECT * FROM tabela t2 WHERE t2.campo = t1.campo GROUP BY campo HAVING COUNT(*) > 1 ) ORDER BY lista de campos

Ou então:

SELECT * FROM tabela WHERE campo IN ( SELECT campo FROM tabela GROUP BY campo HAVING count(*) > 1) ORDER BY lista de campos

Isso já me salvou tantas vezes...

Sabe quando você vai à casa de algum amigo seu, leva seu iPod e quer passar alguma música pra ele, mas não pode, pois o iTunes não permite tal proeza (isso se seu amigo tiver o 'bendito' instalado, porque senão, nem ouvir a música ele vai poder) ?

Então o Yamipod é sua salvação. Ele é um gerenciador de músicas que pode rodar direto do iPod e não requer instalação. Além de player, com ele é possível salvar suas músicas do iPod para o PC. Ele é free e possui versões para Windows, Linux e MacOS.

Fedora 9  

Edson Sguizzato 3 bytes


Com a responsabilidade de escrever o primeiro artigo, procurei escolher um assunto que tivesse relação com a idéia de início, de base. Para expressar isto, escolhi "Sistema Operacional" e nada melhor que comentar sobre o lançamento do último dia 13, o Fedora 9.

Meu contato com o linux é de apenas usuário, e não muito experiente por sinal (sem o Google para me orientar, os comandos não fluem). Comecei com o Kurumin (era o máximo carregar o mini live cd e dizer "Estou com um SO completo no bolso."), passei pelo Ubuntu e fiquei com o Fedora.

O Fedora é uma distribuição estável, com lançamento de novas versões a cada 6 meses aproximadamente e pode ser usado em servidores, desktops e notebooks (de preferência com uma boa configuração de hardware, mas não tanto quanto o Windows Vista).

Sua instalação é relativamente simples e pode ser feita no modo gráfico, assim como diversas outras configurações podem ser feitas apenas com cliques depois do sistema já instalado. Uma das preocupações dos desenvolvedores de distribuições linux, a maioria destas pelo menos, é tornar o sistema fácil de ser utilizado por usuários que têm pouco, ou nunca tiveram contato com o linux, sendo possível ter apenas este sistema operacional nos micros pessoais e do trabalho. Para estes usuários deixo como dica, que busquem ter mais contato com o linux, pois é um mercado que cada vez mais precisa de mão de obra qualificada (se duvidam, podem conferir na revista Info deste mês de maio, ou em algum site que ofereça vagas no mercado tecnológico como o Ceviu).

Para quem se animou com a idéia, acesse o endereço http://www.projetofedora.org/download e baixe a versão de instalação (1 DVD) ou a versão de mídia live (1 CD, que permite rodar o sistema diretamente deste, bastanto iniciar o computador com boot pelo drive de CD/DVD).

OSB: 1) i386 para processadores de 32 ou 64 bits e x86_64 apenas para processadores de 64 bits;
2) Quem possui placa de vídeo nVidia, deseja instalar o sistema e não é usuário experiente, aguarde alguns dias, pois a nVidia ainda está desenvolvendo o driver compatível com a nova versão do Xorg;
3) Sistema com opção de idioma em português do Brasil.


Outras dicas podem ser encontradas também em http://www.fedora.org.br/

Até a próxima!

Edson Sguizzato - 22 anos, mora em BH-MG é técnico em Informática Industrial e está cursando Sistemas de Informação. Tem conhecimentos avançados em suporte e manutenção e é aficcionado por tecnologia.

Kellsens Willamos - 30 anos, mora em Contagem-MG, é técnico em Processamento de Dados e está cursando Sistemas de Informação. Trabalha há cerca de 13 anos com programação e também é aficcionado por tecnologia.

Rodrigo Colen - 25 anos, mora em BH-MG, é Administrador de Rede com certificação MCP. Também está cursando Sistemas de Informação e está em uma jornada intergaláctica na busca da certificação CISCO CCNA.

Marco Aurélio Dias - 30 anos, mora em BH-MG, é formado em dois cursos superiores de redes de computadores (Tecnólogo e Seqüencial) e técnico em telecomunicações. Atualmente coordena uma equipe de TI e obteve a certificação ITIL junto à EXIN.

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes