Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.


Com a responsabilidade de escrever o primeiro artigo, procurei escolher um assunto que tivesse relação com a idéia de início, de base. Para expressar isto, escolhi "Sistema Operacional" e nada melhor que comentar sobre o lançamento do último dia 13, o Fedora 9.

Meu contato com o linux é de apenas usuário, e não muito experiente por sinal (sem o Google para me orientar, os comandos não fluem). Comecei com o Kurumin (era o máximo carregar o mini live cd e dizer "Estou com um SO completo no bolso."), passei pelo Ubuntu e fiquei com o Fedora.

O Fedora é uma distribuição estável, com lançamento de novas versões a cada 6 meses aproximadamente e pode ser usado em servidores, desktops e notebooks (de preferência com uma boa configuração de hardware, mas não tanto quanto o Windows Vista).

Sua instalação é relativamente simples e pode ser feita no modo gráfico, assim como diversas outras configurações podem ser feitas apenas com cliques depois do sistema já instalado. Uma das preocupações dos desenvolvedores de distribuições linux, a maioria destas pelo menos, é tornar o sistema fácil de ser utilizado por usuários que têm pouco, ou nunca tiveram contato com o linux, sendo possível ter apenas este sistema operacional nos micros pessoais e do trabalho. Para estes usuários deixo como dica, que busquem ter mais contato com o linux, pois é um mercado que cada vez mais precisa de mão de obra qualificada (se duvidam, podem conferir na revista Info deste mês de maio, ou em algum site que ofereça vagas no mercado tecnológico como o Ceviu).

Para quem se animou com a idéia, acesse o endereço http://www.projetofedora.org/download e baixe a versão de instalação (1 DVD) ou a versão de mídia live (1 CD, que permite rodar o sistema diretamente deste, bastanto iniciar o computador com boot pelo drive de CD/DVD).

OSB: 1) i386 para processadores de 32 ou 64 bits e x86_64 apenas para processadores de 64 bits;
2) Quem possui placa de vídeo nVidia, deseja instalar o sistema e não é usuário experiente, aguarde alguns dias, pois a nVidia ainda está desenvolvendo o driver compatível com a nova versão do Xorg;
3) Sistema com opção de idioma em português do Brasil.


Outras dicas podem ser encontradas também em http://www.fedora.org.br/

Até a próxima!

3 comentários

  1. Kellsens Willamos  
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. Kellsens Willamos  

    Caraca !

    Gostei bastante do texto. Acho que, quem o ler, vai ficar com vontade de, pelo menos, testar o Fedora.

    Parabéns !

    P.S.: Talvez ficaria mais atrativo ainda se ouver um 'screenshot' do Fedora, o que acha ?

    Kellsens

  3. Rodrigo Colen  

    Linux é FEBRE?

    Olha amigos, como sabem ainda não sou usuário do linux, mas como o Edson disse realmente o mercado esta em espanção para quem tem experiencia com linux, eu como sou preocupado com meu futuro na area, vou procurar aprender uma distribuição e como a dica já foi dada o FEDORA é uma boa pedida.

    Obrigado,
    Rodrigo Colen

Postar um comentário

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes