Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Até que enfim, realmente estou começando a estudar para certificação CCNA (férias da faculdade). Então, como prometi, devo escrever uma série de matérias a respeito deste desafio (ao menos para mim).

Enfim, o que é CCNA?
È uma certificação de nível internacional, que atesta o conhecimento de seu portador sobre determinados assuntos de rede de computadores.

Segundo a Cisco systems:
“Cisco CCNA (network associate cerfication), garante a habilidade em instalar, configurar, operar e resolver problemas em redes, que utilizam roteadores e switch’s, incluindo implementação e verificação de conexões para sites remotos na WAN (rede interligada por um circuito de dados, ou internetwork - rede de redes.). O novo currículo (640-802) inclui o estudo de segurança de redes, introdução a redes sem fio, habilitação em analise de desempenho de redes. O novo currículo também inclui (mas não esta limitado a isso.) o uso dos seguintes protocolos: IP, EIGRP, Frame Relay, RIPv2,VLAN’s, Ethernet, ACL’s.”
Leia aqui a versão original (em inglês)

A certificação cisco, é a primeira de uma serie de certificações profissionais da cisco, a qual é a base de sua pirâmide de estudos. Esta certificação é tida por muitos, como uma das mais difíceis de alcançar no mercado de TI, pelo amplo campo de conhecimentos que a prova abrange. No momento esta prova esta disponível apenas em inglês.

Obrigado a todos e até a próxima.




Você não faz a mínima idéia do que significa ABIN, FUNAI, CPI e afins? Claro, se você sabe o que são acrônimos (se não sabe, é só clicar no link aí do lado), sabe portanto que cada letra supostamente significa algo, certo ? Então, o Acronym Finder , pode te ajudar a descobrir o que a sigla significa. Ele é como um dicionário, só que ao invés de você obter o signifcado das palavras, você digita uma série de letras e obterá uma série de palavras.

Atualmente o site conta com mais de 4 milhões de acrônimos e abreviações em seu banco de dados e, apesar de ser um site americano, eu achei todas as siglas brasileiras que digitei.



O Paint.NET um programa de edição de imagens e fotos para Windows. Ele suporta edição de camadas, undo ilimitado, efeitos especiais e uma vasta variedade de ferramentas úteis. Sua comunidade on-line é bastante ativa e fornece tutoriais, plugins e ajuda.
Se você precisa mais do que o Microsoft Paint pode oferecer, mas não quer nada pesado como Adobe PhotoShop ou Corel PhotoPaint, esse é o programa.
O Paint.NET é gratuito e pode ser baixado aqui.



Este programa ajuda você a desinstalar aqueles programa indesejáveis, inclusive os que você não consegue remover através do Adicionar ou Remover Programas do painel de controle do Windows.
O Revo Uninstaller analisa os dados da aplicação antes de desinstalar e então, depois da desinstalação, ele consegue remover os arquivos, pastas e registros desnecessários, mesmo se for uma aplicação com a desinstalação corrompida.

Ele possui ainda mais algumas ferramentas e utilitários:
  1. Gerenciador de auto inicialização : Gerencia os programas que iniciam automaticamente com o Windows.
  2. Gerenciador de ferramentas Windows : Atalho para encontrar facilmente as ferramentas do Windows
  3. Limpador de Arquivos-Lixo : Encontra e remove arquivos desnecessários do seu computador.
  4. Deleção irrecuperável : Apaga arquivos e pastas para sempre.
  5. Remoção de rastros : Tenha certeza que nenhuma pessoa poderá recupera seus arquivos e pastas apagados.
E além disso tudo, ainda é grátis. Para baixar o Revo Unistaller clique aqui.


Embora pequeno, o CCleaner é uma poderosa ferramenta para limpeza e otimização do Windows. Ele apaga os rastros de suas atividades on-line e apaga arquivos que são inúteis ao sistema liberando, assim, espaço valioso no seu HD. Além disso, ainda é grátis.
Ah ! Ele é dos mesmos autores do Recuva, programa que já foi mostrado aqui.
Para baixar o CCleaner, clique aqui.

Virtualizar tem tornado-se o verbo mais utilizado por administradores de rede.

Com a evolução dos servidores, ou mesmo dos computadores de uso pessoal a nível de hardware (processadores com vários núcleos e alta freqüência) e software (capacidade de lidar com com mais memória RAM), é possível que um bom servidor substitua vários.

Para virtualizar basta instalar um aplicativo de virtualização no sistema operacional do servidor (Windows, Linux, Sun, Mac, ...) e neste aplicativo pode-se criar máquinas virtuais que terão seus próprios sistemas operacionais (praticamente todos os SOs existentes podem ser instalados em máquinas virtuais).

Além do uso desta ferramenta com (ou como) servidores, pode-se usar também para testes. Por exemplo, um estudante ou profissional que deseja testar alguma aplicação em rede, mas não possui vários equipamentos, pode criar uma rede interna (comunicação da máquina virtual com uma rede externa também é possível) de máquinas virtuais no seu micro e realizar os testes. Outra boa aplicação, é para as pessoas que não têm contato com o Linux e desejam aprender a lidar com o sistema. Elas podem instalar o software de virtualização no Windows, criar uma máquina virtual e instalar uma distribuição Linux sem o risco de danificar o Windows. Caberia uma piadinha aqui, mas acho que não seria ético.

A máquina virtual possui um HD virtual que é visto pelo sistema hospedeiro como um arquivo único do tamanho do HD virtual criado pelo usuário, aloca (reserva) na RAM do hospedeiro o valor definido para ser a RAM virtual e pode usar os dispositivos reais do micro (unidade de DVD, USB, etc).

Indico como software de virtualização o VirtualBox, da Sun, porque já o utilizo há algum tempo e confio na sua estabilidade e também porque é grátis para uso pessoal e em instituições de ensino. Para uso corporativo, o VMware e o Microsoft Virtual Server continuam sendo os mais indicados, sendo este último grátis.

Se você é daqueles que não consegue ficar sem utilizar o Firefox e está em um local onde ele não está disponível. Seus problemas acabaram, o PortableApps.com incluiu em sua vasta lista de 'portáteis', o Firefox 3.

Basta baixá-lo e instalá-lo em seu pen-drive ou qualquer dispositivo portátil de armazenamento.

Agora, você pode carregar seus favoritos, extensões e senhas para qualquer lugar.

Post escrito com a colaboração de Edson Sguizzato

Se você administra a rede de uma empresa onde existem muitas estações, digo, acima de 20 estações. Já está cansado de ficar conferindo as atualizações “automáticas”, de utilizar “scripts” para automatizar tarefas e de ficar reinstalando manualmente os antivírus toda vez que tem um problema (pau), temos no mercado vários antivírus, versão corporate, enterprise e end-point, que são a solução ideal para sua empresa. Vou falar de um em especial, o Norton Corporate 10.

Já instalei em várias empresas de pequeno a médio porte, e é uma ótima solução.
Como funciona? Instalamos a versão server no servidor da empresa e de lá distribuímos para todos os segmentos de rede através de web, automatizando a instalação nas estações, isso mesmo, pode acreditar de um ponto centralizado, instalamos em todas estações, após a instalação o servidor baixa as atualizações e distribui na rede por você, além do mais o console de gerenciamento é muito intuitivo e através deste podemos saber quem (qual maquina) esta desatualizada, pegar estatísticas de infecção e desta forma controlar melhor a funcionalidade dos antivírus na rede.

A grande cartada é poder personalizar as configurações de todas suas “200” estações através de um ponto centralizado, este antivírus não é como as versões “HOME” da symantec, que em minha opinião tem muitas bobagens, pelo contrario esta é realmente enxuta.

O Gerenciamento Centralizado inclui:

  1. Atualização única e redistribuição. (gera menos trafico na WAN – seu link com a internet).
  2. Configuração centralizada das estações, permite apertar ou afrouxar a segurança.
  3. LOG das estações, centralizado, permite verificar por onde inicia uma infecção na sua rede.
  4. Centro de Quarentena, todos os vírus encontrados são enviados para o servidor (presos a um arquivo de quarentena claro) para futura analise se for o caso.
  5. Controle de execução, podemos executar o antivírus em toas as estações de uma vez.
  6. Permite bloquear por o acesso do usuário ao antivírus, de forma que não possa ser desabilitado, ou removido.
  7. Tem a possibiliade de instalar também um Firewall nas estações.
Nas estações:

  1. Agilidade na verificação dos arquivos.
  2. Roda em Back Plane .
  3. Não incomoda o usuário com aquelas mensagens chatas sobre vírus, todas elas são enviadas ao administrador da rede.
  4. Não é leve, mas também não é um pesadelo.
Minha Avaliação Geral: 7

Caso queira adquirir as licenças, clique aqui.



Para os mais tradicionalistas, conservadores, [sarcasmo on] aventureiros de plantão [sarcasmo off] ou mesmo aqueles que precisam estar antenados com o que as novas tecnologias dos browsers, a Microsoft disponibilizou a versão beta do Internet Explorer 8.



Apagou sem querer uma foto da câmera digital ou usou shift + delete em um arquivo importante que estava no HD? Mantenha a calma, nem tudo está perdido.

O Recuva é um aplicativo simples de ser utilizado, eficiente e grátis. O que o torna uma ótima opção para os próprios usuários solucionarem os problemas causados por este tipo de acidente, sem gastar uma fortuna com assistência técnica especializada.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a perfeita recuperação dos arquivos:
  1. Não espere muito tempo para efetuar a recuperação dos dados. Quanto mais tempo se passar menor a chance da recuperação ser bem sucedida.
  2. Não coloque outros arquivos no diretório ou unidade onde ocorreu a perda antes de executar o Recuva. Isto diminui drásticamente a possibilidade de êxito.
  3. Restaure os arquivos para outra partição ou HD que não seja a unidade onde ocorreu a perda.
OBS: Software compatível com Windows 98, 2000, XP, 2003 e Vista.

Devido à campanha de lançamento do Firefox 3, a mídia tende a voltar as atenções para tal fato e acaba assustando novos usuários com notícias sobre falhas que já foram encontradas no navegador. O portal de tecnologia do G1 publicou no começo da tarde desta quinta-feira a notícia sobre uma "falha que expõe usuários a risco de ataque". A falha de segurança só pode ser explorada se o usuário clicar em um link malicioso.

Tais falhas de segurança são encontradas normalmente, não só em navegadores como também, em diversos outros softwares, porém não são muito noticiadas.

O Firefox possui uma comunidade muito ativa que encontra e corrige falhas frequentemente, proporcionando a maior segurança possível, mas cabe ao usuário ter cuidado ao navegar e não clicar em links suspeitos nem instalar aplicativos cuja origem é desconhecida.

Esta dica não é exclusiva para usuários do Firefox, mas para todos que usam um computador, independente do navegador e/ou sistema operacional.

Ontem, 17 de junho, foi o tão aguardado "dia do download" do Firefox 3. Mais de 1 milhão e meio de pessoas se cadastraram comprometendo-se a baixar o aplicativo nas 24 horas do dia programado para que a fundação Mozilla entrasse no livro dos records com o software mais baixado em um dia. Até aí tudo bem, não há nada de estranho nisso. Um monte de gente, me incluo na lista, defensores do software livre e fãs do Firefox apoiando a causa.

No começo do dia, pessoas ao redor do mundo (olha o fuso horário aí) já começaram a procurar pelo link de download, porém nada tinha mudado na página oficial. Então a dúvida sobre o que estaria acontecendo começou a aparecer em outras páginas e blogs, como no Meio-bit, onde o Marcellus Pereira levantou a questão e mais tarde o Carlos Cardoso postou um mapa mundi com os horários. Resumindo, o Download Day começaria aqui no Brasil às 14 horas e não havia tal informação no site oficial.

Aguardando a hora de baixar o aplicativo, conversei com diversas pessoas, sendo algumas especialistas em rede, e chegamos a conclusão que os servidores não aguentariam tanta gente fazendo download, praticamente, ao mesmo tempo (eram mais de 100 mil brasileiros). Porém, tentei não acreditar nisto e esperava que a Mozilla além de lançar a nova versão do seu navegador, mostrasse que era possível lidar com tamanha requisição sem cair, afinal, com tanto marketing não seria interessante fazer feio frente a todo mundo, principalmente usuários do Internet Explorer (alguns eu insisti que participassem do evento e a partir deste utilizassem o Firefox).

Então o pior aconteceu. Às 14:01 o servidor da Mozilla caiu e ninguém conseguia fazer o download. Foi necessário aguardar aproximadamente 2 horas para finalmente utilizar a versão 3 do navegador.

Marketing gigantesco, mal organização e problemas de servidor. Este é o resumo da parte não técnica do Firefox 3.

Quanto ao aplicativo, continua sendo o melhor navegador, não só na minha opnião como de especialistas em testes como a INFO, e trouxe várias novidades em segurança, usabilidade e visual. Quem usa há muito tempo notará a diferença para melhor e quem não usava notará a diferença, também para melhor, em relação ao navegador que normalmente utilizava.

Convido a todos que estão lendo este post a baixarem o Firefox 3.

PS: Se você ficou curioso para saber se conseguirão atingir o recorde, a resposta é sim. Como não há ainda no Guinness book a categoria de software mais baixado em um dia, se apenas uma pessoa baixasse o software, já estaria valendo. A pergunta que fica é: Quem tomará o título do Firefox como software mais baixado?



A Asus vai lançar notebooks que levarão poucos segundos para passar da condição de desligado à de prontos para navegação na internet. Os modelos anunciados na Computex, feira de tecnologia que acontece em Taiwan, devem chegar ao mercado no final de junho.

A exemplo dos notebooks que podem ser usados como toca-DVDs sem que seu sistema principal seja executado, os laptops terão acesso rápido ao navegador Firefox e atalhos para Skype, multimídia e jogos.

Autor: GUSTAVO VILLAS BOAS da Folha de S.Paulo
Fonte: Folha Online.

Comentários por Rodrigo Colen:

Na verdade isso não é tao novo assim, já existe o suporte à navegação na internet em equipamentos através da BIOS. Sério ! Mas isso ainda é luxo e agora vai virar MODA. Então, se está pensando em gastar uma grana com um notebook, pode considerar essa aquisição.

Mas a Asus sempre tem alguma coisa "nova", ela lançou a pouco o notebook U6S e M70 que, acredite, tem reconhecimento facial para controlar o acesso ao sistema, coisa muito util se você carrega dados valiosos no seu notebook, como projetos ou documentos sigilosos.

Se você comprar me chame para ver ou seria ser visto ?

Um jovem de 19 anos foi preso na China sob a acusação de ter invadido o site de uma agência do governo da região autônoma de Guangxi Zhuang, no sul do país, e colocado uma notícia falsa sobre um terremoto de 9 graus na escala Richter. A informação é da agência oficial Xinhua.

Segundo informações da polícia, o jovem, chamado Chen, admitiu ter feito a invasão no site do departamento de sismologia de Guangxi. Ele afirma que tomou a atitude para mostrar sua habilidade com computação e para "se divertir", afirma a agência.

Fonte: Folha Online.
Veja a matéria na integra:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u413413.shtml

O alzip é um poderoso compactador de arquivos, como o próprio nome diz, "all" TUDO, (ou quase tudo!), ele abre 36 formatos diferentes de arquivos compactados, parece brincadeira mas não é, olha só a listinha:

alz, ace, arc, arj, b64, bh, bhx, bin (hex files), bin (CD imagens), bz2, cab, ear, enc, gz, ha, ice, iso, jar, lcd, lha, lzh, mim, pak, rar, tar, tgz, uue, uu, war, xxe, z, zip, zoo, 7z, e 001files. (sei que sentiram falta de algo, mas mesmo assim ainda impressiona).

E ainda compacta em 8 formatos, seguintes: alz, zip, lzh, cab, jar, tar, thz e bh.

Principais características:

  1. É capaz de gerar arquivos selfextract, isso é você pode gerar arquivo que não precisa de compactador para ser descompactado posteriormente, isso é muito útil.
  2. Divide arquivos grandes em pequenos arquivos.
  3. Protege com senha os arquivos, e possui meios de recupera-las quando perdidas.
  4. Compacta e envia por e-mail. (com ajuda de um software de correio claro)
  5. Pode-se comentar os arquivos, tipo: dsc001 (foto da Ana no clube.)
  6. Totalmente funcional, livre de spywares e adware, ou propagandas e pedidos de compra de software, só usar.
  7. Pode abrir arquivos com formato de compactação desconhecido.
  8. Possui funcionalidades em linha de comando (esse que eu gosto), podemos por exemplo automatizar compactações e descompactações.
  9. Repara arquivos danificados automaticamente.
Requisitos:

SO :Windows 98 / Me / NT / 2000 / XP / 2003 / Vista64 bit.
Hardware: PENTIUM 150MHZ, 32Mb ram, 10MB espaço livre. (Isso é o MINIMO para o software).

Ponto Forte:
Divide arquivos grandes, abre muitos tipos de arquivos, compacta varios, utilitário de linha de comando para uso em scripts, selfextract, e é FREE para uso domestico, diferente de outros compactadores ele não demora a abrir os arquivos e extrai rapidamente arquivos grandes sem tomar TANTO processamento e ainda promete abrir arquivos compactados com formatos desconhecidos.

Ponto Fraco:
Não tem suporte para LINUX e outros sistemas open source.

Nota: 9

Fica aqui a dica, baixe já o alzip e teste:
http://www.altools.com/Downloads/ALZip.aspx



Parece que a IBM tambem entrou na batalha contra o MS-Office. Ela acabou de lançar o Lotus Symphony, um pacote office free que, apesar de ser baseado no Open Office, possui uma interface mais atrativa. Vale a pena dar uma olhada.

Fonte: O velho

Caros Leitores,

Inicio aqui uma serie de matérias a respeito da certificação Cisco CCNA.

A partir de hoje, começo minha caminhada para certificação, e vou escrever matérias sobre os diversos assuntos abordados na prova, os quais vou estudar nos próximos 45 dias.

Isso mesmo estou me fazendo um desafio, de obter esta certificação com 45 dias de estudo.

Certo não quero criar polemica, a verdade é que já conheço um pouquinho do assunto, por trabalhar com equipamentos cisco há alguns anos. Claro experiência, não conhecimento teórico do assunto.

Estou fazendo isso porque estarei de férias na faculdade e vou ter mais tempo para ler sobre o assunto.

Assim que meu prazo expirar marcarei a prova e seja o que DEUS quiser.

Bibliografia que vou utilizar:

Guia de estudo ccna - CCNA ICND de Wendell Odon.
CCDA - guia de certificação do exame de Anthony Bruno e Jacquenline Kim.


Mais alguns matérias como, o curso do NET ACADEMY, e vários simulados da prova.

Deixo também indicação para o blog http://blog.ccna.com.br/ do CCIE Marco Filippetti, autor do livro CCNA 4.0 Guia do Exame, cujo o qual provavelmente vou ler, mas ainda não adquiri.

Antes de começar as leituras iniciei meu estudo por um teste de nivelamento para saber em quais assuntos estou mais fraco:

Neste primeiro teste (simulado) minha nota ficou perto dos 600 pontos em 1000, lembrando que para passar é necessário 845 pontos e, portanto vou ter de estudar muito para atingir meu objetivo.

Então por hoje é isso, nos vemos amanhã com uma matéria a respeito do início do livro.

Abraço a todos.

Mahalo  

Kellsens Willamos , , 2 bytes






Normalmente, quando alguém pensa em pesquisar algo na internet, automaticamente o nome Google. Mas nem sempre o resultado da busca é satisfatório pois, por mais modernas que sejam as técnicas utilizadas pelo site, falta um fator importante para interpretação da pesquisa. O fator humano.


E é nesse fator que o Mahalo se baseia. Ele utiliza um sistema de busca baseado em guias, pessoas que passam o dia realizando buscas e são responsáveis por trazer um resultado mais refinado, livre de spam, phishing e sem excesso de propaganda.


Assim que alguma busca é filtrado pelos Guias, é enviada para o site. Se alguma pesquisa não for encontrada, pode ser solicitada pelo Mahalo. Além disso você poder sugerir novos links para serem incluídos. Outra função interessante é que as buscas não encontradas, retornam automaticamente a busca pelo Google.


Se você precisa de uma pesquisa mais refinada, o Mahalo é uma boa idéia.





O jSMS é um programa escrito em java que envia mensagens SMS para várias operadoras do Brasil (BrasilTelecom, CTBC, Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo). É só baixar e executar.
Na primeira execução, o programa automaticamente baixa as operadoras compatíveis e exibe uma tela onde é necessário cadastrar seu perfil. Depois, apenas cadastre seus contatos e o programa estará pronto para o envio.

Ah ! Por ser um programa java, roda em Windows, Linux e Mac, alem de ser necessário que sua máquina virtual seja instalada.


Ferramenta bacana para aquelas "manutenções" urgentes de última hora. Não precisa instalar, ou seja, roda direto de qualquer mídia portátil (duh !). Com ele, você consegue compilar e executar qualquer aplicação VB. Ótimo como "quebra-galho" e pra quem está começando a aprender esta linguagem.

Download aqui.


Após a dica de um bom leitor de PDF, nada melhor que uma dica para criá-los, afinal é um ótimo formato para guardar documentos que serão apenas lidos futuramente.

O aplicativo tem o nome de FreePDF XP (apesar do nome, funciona no Windows 2k, XP, 2003 e Vista ). Antes de sua instalação, é necessário instalar o Ghostscript (basta instalar normalmente, não é necessário nenhuma configuração durante a instalação). O Ghostscript fornecerá as fontes para a conversão dos domentos.

Após a instalação do Ghostscript, já pode-se instalar o FreePDF XP, que também é simples de ser instalado.

Feito isto, uma impressora PDF foi criada no Sitema Operacional do micro. Para converter um domento do editor de textos, uma planilha, ou qualquer coisa que tenha a opção de ser impressa, basta enviar a impressão para a impressora PDF. Será aberta uma janela como a mostrada acima, onde você terá a opção de enviar o PDF diretamente por e-mail (é necessário um cliente de e-mail configurado, como o Outlook ou Thunderbird), escolher o diretório onde o documento será salvo ou enviá-lo para a Área de trabalho (Desktop). Há também a opção de adicionar ao próximo PDF, onde pode-se unir vários documentos em um único PDF. Você encontrará também configurações da qualidade de saída do documento, a opção de visualizá-lo ao concluir a impressão e a possibilidade de proteger o documento com uma senha.

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes