Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Ontem, 17 de junho, foi o tão aguardado "dia do download" do Firefox 3. Mais de 1 milhão e meio de pessoas se cadastraram comprometendo-se a baixar o aplicativo nas 24 horas do dia programado para que a fundação Mozilla entrasse no livro dos records com o software mais baixado em um dia. Até aí tudo bem, não há nada de estranho nisso. Um monte de gente, me incluo na lista, defensores do software livre e fãs do Firefox apoiando a causa.

No começo do dia, pessoas ao redor do mundo (olha o fuso horário aí) já começaram a procurar pelo link de download, porém nada tinha mudado na página oficial. Então a dúvida sobre o que estaria acontecendo começou a aparecer em outras páginas e blogs, como no Meio-bit, onde o Marcellus Pereira levantou a questão e mais tarde o Carlos Cardoso postou um mapa mundi com os horários. Resumindo, o Download Day começaria aqui no Brasil às 14 horas e não havia tal informação no site oficial.

Aguardando a hora de baixar o aplicativo, conversei com diversas pessoas, sendo algumas especialistas em rede, e chegamos a conclusão que os servidores não aguentariam tanta gente fazendo download, praticamente, ao mesmo tempo (eram mais de 100 mil brasileiros). Porém, tentei não acreditar nisto e esperava que a Mozilla além de lançar a nova versão do seu navegador, mostrasse que era possível lidar com tamanha requisição sem cair, afinal, com tanto marketing não seria interessante fazer feio frente a todo mundo, principalmente usuários do Internet Explorer (alguns eu insisti que participassem do evento e a partir deste utilizassem o Firefox).

Então o pior aconteceu. Às 14:01 o servidor da Mozilla caiu e ninguém conseguia fazer o download. Foi necessário aguardar aproximadamente 2 horas para finalmente utilizar a versão 3 do navegador.

Marketing gigantesco, mal organização e problemas de servidor. Este é o resumo da parte não técnica do Firefox 3.

Quanto ao aplicativo, continua sendo o melhor navegador, não só na minha opnião como de especialistas em testes como a INFO, e trouxe várias novidades em segurança, usabilidade e visual. Quem usa há muito tempo notará a diferença para melhor e quem não usava notará a diferença, também para melhor, em relação ao navegador que normalmente utilizava.

Convido a todos que estão lendo este post a baixarem o Firefox 3.

PS: Se você ficou curioso para saber se conseguirão atingir o recorde, a resposta é sim. Como não há ainda no Guinness book a categoria de software mais baixado em um dia, se apenas uma pessoa baixasse o software, já estaria valendo. A pergunta que fica é: Quem tomará o título do Firefox como software mais baixado?

4 comentários

  1. Kellsens Willamos  

    UAU ! Quase chorei com o drama do download. Hehehe...

  2. Edson Sguizzato  

    Tá muito sentimental... rsrs

  3. Rodrigo Colen  

    Foi um belo dia para a turma do Mozilla, eu ainda uso o IE, mas já usei o firefox, gosto de diversificar, alias...

    Isso não foi praga minha naum viu.

  4. Edson Sguizzato  

    Quem já baixou e instalou a nova versão do Firefox 3, descubra algumas curiosidades escondidas no programa.
    Digite no campo de URL o seguinte:
    "about:robots" (sem aspas) e dê Enter. Experimente também digitar:
    "about:mozilla" (sem aspas) e leia mais uma edição de O Livro de Mozilla.

Postar um comentário

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes