Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Olá pessoal ! Recentemente foi implementado no blog o esquema de snapshots ( aquelas janelinhas que se abrem ao passar o cursor sobre um link ou figura do post mostrando o conteúdo do site [babação on] valeu Edson [babação off] ) e gostaríamos de saber se você, leitor, acha que devemos manter essa nova funcionalidade ou devemos removê-la. Vote na enquete aí do lado esquerdo e ajude-nos a melhorar nosso blog.


Com esse aplicativo você encontra e organiza todas as fotos e vídeos em seu computador e consegue editar e adicionar efeitos a suas imagens com apenas alguns cliques, além de compartilhá-las por e-mail, blog ou criar seu álbum no novo recurso do programa o álbum da Web do Picasa.

O programa destaca-se pela simplicidade peculiar dos produtos e serviços do Google. Quando o Picasa é instalado, ele começa a trabalhar instantaneamente, organizando cronologicamente todas as imagens na unidade de disco rígido, na coleção "Biblioteca".

Outros recursos legais e úteis são a criação de colagens que criam montagens de Pilha de Fotos, Grade de Fotos e correções de imagens para edições simples como correções de olhos vermelhos, redimensionamentos, contraste e outros.

Se o Picasa encontrar pastas não desejadas, utilize o menu Ferramentas, Gerenciador de pastas para informar ao software quais pastas verificar uma vez, verificar sempre ou remover. Para remover imagens individuais da biblioteca, basta selecionar uma foto e clicar com o botão direito do mouse nela para excluí-la permanentemente do computador ou ocultá-la do Picasa.

O Picasa é mais um software gratuito. Para baixá-lo, clique aqui.



Às vezes, efetuar operações com arquivos pode ser um trabalho tedioso. Para otimizar essas operações pode-se utilizar alguns programas que facilitam (e muito) a vida do usuário. São eles:

  • QTTabBar : Esse programa adiciona abas ao Windows Explorer. Uma vez instalado, clique com o botão direito na barra de ferramentas, selecione QTTabBar e então você poderá navegar por suas pastas usando abas.
  • Breadcrumbs : Adiciona trilhas em forma de submenus. Você pode navegar através da hierarquia de suas pastas com facilidade usando as trilhas criadas por este programa.
  • Xentient Thumbnails : Substitui o ícone padrão para imagem do Windows Explorer por um ícone da própria imagem.
  • FileBox eXtender : Criação de histórico de navegação e favoritos para pastas.
  • TeraCopy : Este programa permite pausar, continuar, recuperar erros e, ainda, agilizar suas operações de cópias de arquivos. Extremamente útil.
  • OpenWide : Permite customizar a caixa de diálogo padrão de Abrir/Salvar, como tamanho da janela, forma de listar arquivo e qual pasta padrão a ser utilizada.
  • PlacesBar Editor : Agora você pode adicionar seus locais preferidos, além dos pré-definidos, às caixas de diálogo de Abrir/Salvar do Windows e Office.
  • InfoTag Magic : Um pequeno utilitário que mostra os detalhes (tags) de arquivos de áudio em um tooltip quando você coloca o cursor do mouse sobre o arquivo.
Todos os programas listados são grátis e podem "pesar" um pouco sobre o Windows Explorer. Então, escolha somente o que for útil pra você.

fonte: LifeHacker

Sei que estou um pouco atrasado, mas nunca é tarde para parabenizar o Administrador de Sistemas (ou SysAdmin). Ele é aquele profissional que você quer matar quando sua rede cai, fica sem internet ou não consegue ler seu e-mail. É ele quem é responsável pela instalação, manutenção e administração dos sistemas de sua empresa e também da infra-estrutura que os suporta.

Para completar a comemoração tardia, aqui vai uma tirinha do Nerdson não vai à escola.

Parabéns, Administradores de Sistemas !

Sempre vejo casos de pessoas que contaminaram seus micros por curiosidade, principalmente através de emails, já que este é um meio de comunicação direto e pessoal, o que fatalmente atiça a curiosidade do usuário.

Não há nenhuma novidade nesta forma de ataque, que infelizmente é velha e ainda funciona, mas resolvi tocar no assunto porque recentemente venho observando casos como intimações da polícia federal via email e vídeos de um acidente fatal com o piloto de F1 Fernando Alonso (ele está bem, não no campeonato mundial deste ano, mas de saúde sim).

Como a cada dia surge uma nova idéia de spam, o usuário deve observar os seguintes casos:

  1. Desconfie de mensagens de remetentes desconhecidos e principalmente com arquivos anexos;
  2. Não confie plenamente nos seus contatos, pois os micros que eles utilizam podem estar infectados e enviando mensagens automaticamente;
  3. Órgãos do governo não entram em contato via email;
  4. Bancos também não tratam assuntos sérios via emails (normalmente usam email só para divulgar produtos e serviços aconcelhando o cliente a entrar em contato via telefone, indo pessoalmente à agência ou através do Internet Bank e jamais pedem sua senha ou dados pessoais).
Fiquem atentos e peçam ajuda caso tenham dúvidas. Procedendo assim, dificilmente cairão em algum golpe.

Eu quero acreditar que ganhei um super prêmio, um desconto ou que as fotos da festa ficaram ótimas, como recebo todo dia por email, mas não é verdade.

 
HDD Scan é um sofisticado programa de diagnóstico e gerenciamento da sáude de seu HD. Ele fornece informações sobre os discos que estão instalados (IDE, SATA, Firewire e SCSI) no seu computador, com a possibilidade de efetuar testes e modificações nas configurações dos mesmos.

As informações fornecidas incluem número de série, firmware, fabricante e várias outras, além de permitir alterar algumas configurações nos parâmentros dos discos. Os testes são divididos entre teste de superfície e S.M.A.R.T.

O HDD Scan é gratuito e pode ser baixado aqui.

fonte: Lifehacker

DVD Catalyst

Quer passar sua coleção de DVD para seu iPod, Smartphone, PSP e etc.? O DVD Catalyst é um programa que pode "ripar" um filme de duas horas de seu DVD e aplicar algumas compressões de vídeo que tornam possível armazená-lo em seu dispositivo portátil e, ainda, com uma qualidade decente.

Sua operação é bastante simples. Abra o programa, selecione seu dispositivo, coloque o DVD no drive, e clique no botão verde. O programa irá escolher a melhor configuração para você. [piada interna on] Maravilha Alberto [piada interna off]

O DVD Catalyst possui uma versão grátis com algumas limitações e a paga com configurações avançadas.

fonte: Download Squad


Para empresas que utilizam servidores de arquivos para centralizar as informações, uma excelente ferramenta disponível no Windows 2003 Server para gerenciamento de arquivos é o File Server Resource Manager.

Com a utilização dessa console da Microsoft é possível gerenciar de forma pró-ativa os arquivos dos servidores designados para armazenamento (File Server). Além da tradicional limitação de espaço imposta pelas contas de disco (quotas) existem diversos modelos (templates) para bloquear extensões de arquivos, como imagens, vídeos, apresentações, etc.. Existe a flexibilidade de liberação de tipos de arquivos por subpastas (diretórios filhos), de acordo com a necessidade. A grande facilidade é poder usar o mesmo modelo para vários compartilhamentos, facilitando a administração.

Pode-se configurar o envio de e-mail para os usuários e também para os administradores informando sobre as tentativas frustradas de inserir arquivos bloqueados, esclarecendo o motivo, ou alertar sobre o percentual de uso do espaço quando o limite está chegando ao fim, por exemplo, ao atingir 90% da capacidade.

É possível criar vários relatórios nos formatos DHTLM, HTML, XML, CSV e TXT, reportando informações como “arquivos duplicados”, “por donos (owner)”, “uso de cota” e vários outros, podendo ser agendado envio por e-mail com determinada periodicidade.

Curiosamente, não temos recebido reclamação de usuários contrários às limitações de extensões de arquivos ou cotas de disco.


Se você precisa visualizar arquivos do AutoCAD, o mais famoso programa de projetos, no formato DWG, não é necessário investir na compra do software. A própria Autodesk, desenvolvedora do programa, disponibiliza o DWG TrueView.

Com o DWG TrueView você pode visualizar todos os detalhes com aproximação do “Zoom” , exibir em duas ou três dimensões com o recurso “3D Orbit” e ainda plotar (imprimir) os arquivos.

Outro recurso importante, disponível no aplicativo é o gerenciamento de camadas, que permite selecionar e definir a visualização de acordo com as cores (camadas), facilitando o entendimento dos projetos ou plantas.

Para fazer o download do programa, clique aqui.


TreeSize é um programa que ajuda a recuperar alguns daqueles giga-bytes preciosos no HD, aqueles que ainda não entraram na era dos TB, e usam banda larga, sabem como é fácil encher o HD, com “coisas”, que nem sempre valem o quanto de espaço que tomam.

Portanto segue aí uma dica, para que você possa visualizar a quantidade de espaço em disco, que cada diretório esta usando em seu computador.

Essa ferramenta ajuda a localizar, e às vezes excluir alguns arquivos recuperando assim, espaço em disco, ou quem sabe queimando um DVD, com algumas informações que você não usa com tanta freqüência.

No programa, tem a possibilidade de gerar relatórios, muito interessantes, como por exemplo: 3D CHART, das pastas e tamanhos em seu HD, tamanho dos arquivos por extensão, por proprietário (para servidores é ótimo), ultima data de acesso, arquivos duplicados(esse útil para aquela pasta de musica gigantesca, cheia de musicas duplicadas, rsrs), dentre outros. Como sempre gosto de falar um pouco do ambiente profissional, vai ai uma dica para quem trabalha com servidores de arquivos, use o Tree Size para gerar relatórios da utilização do espaço em disco por usuário, e através deste, reportar aos mesmos caso necessário, pedindo que liberem espaço no Server.

Fica aqui a importantíssima premissa da informática, NUNCA EXCLUA DADOS QUE NÃO SÃO SEUS. Nem mesmo a pedido do proprietário dos arquivos, isso pode te custar o emprego. Bom gostaria que o tree size, fosse totalmente free, mas não é. Este é free apenas para Home users (usuários domésticos).

Faça o download aqui da versão Professional
Faça o download aqui da versão Personal



AccelMan é um gerenciador de arquivos multi-janelas que incorpora um visualizador de arquivos, console, player de mídia e gerenciador de arquivos. Você não estará mais restrito a uma inteface de gerenciamento com painel duplo, agora você pode abrir quantos gerenciadores você desejar e organizar livremente seu ambiente. Veja alguns dos recursos que o AccelMan oferece :

  • Visualizador de imagens : suporta mais de 30 formatos gráficos e ainda possui funções básicas de edição. Você pode copiar/colar qualquer parte do gráfico para qualquer documento. E ainda possui slide-show de tela cheia e instala qualquer imagem como papel de parede.
  • Gerenciador de arquivos : além de realizar todas as operações padrões com arquivos (copiar, mover, compactar e etc.) ainda possui comparação e monitoramento de pastas, destaque e categorização de arquivos, junção/combinação de arquivos, criação de pastas e arquivos favoritos, listas de navegação e histórico, ferramentas de pequisa para texto e arquivos, gráficos, PDF, fontes truetype, visualizador SWF e hexadecimal, visualizador de arquivos MS-Office, operações de arquivos em lote, seleção por máscara, data e muito mais...
  • Compressão e extração de arquivos : ele gerencia mais de 15 formatos de compactação de arquivos. Você pode adicionar, extrair, ver ou executar arquivos direto do compactado.
  • Player multimídia integrado : seu player integrado suporta mais de 30 formatos diferentes, e ainda possui a opção de criar playlists (pls, m3u e html) que são compatíveis com os mais conhecidos players atuais.
Além de todos os recursos acima e muito mais, o AccelMan é gratuito. Para instalá-lo, você deve baixar o instalador e a chave de registro. Execute o instalador e prossiga com a instalação. Depois, antes de executar o programa, clique com o botão direito na chave e selecione mesclar.

Se você precisa acessar seu computador remotamente, mas não recebe sempre o mesmo IP, por exemplo, no Velox da Oi. Você pode utilizar um provedor de resolução de nomes dinâmico para encontrar seu micro independente do IP que for atribuído àquela conexão.

O DNS (Domain Name System - Sistema de Resolução de Nomes) converte o nome cadastrado, que será seu endereço fixo, e o mecanismo o direcionará para o IP que tiver sido entregue.

Entre os melhores serviços está o No-IP (www.no-ip.com). Quando instalado e configurado em seu computador você consegue, através do endereço cadastrado no site, fazer um acesso remoto ao seu computador, ou mesmo testes mais simples como um “ping” através do nome.

O programa está disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS e
é gratuito. Para baixá-lo clique aqui.

Para finalizar a série, apresento hoje algumas extensões que deixam o Thunderbird extremamente funcional.

Começo pela MinimizeToTray, que coloca o ícone do Thunderbird ao lado do relógio do sistema quando minimizado. Como é um aplicativo que fica aberto o tempo todo, no SysTray ele não atrapalha nem suja o visual da sua barra de tarefas.

Outra extensão indispensável para a correria do dia-a-dia é a Lightning, que implementa um calendário. A Mozilla possui um aplicativo exclusivo de calendários, o Sunbird, porém não é interessante na maioria dos casos porque não é integrado do Thunderbird.

Para deixar o Lightnig ainda mais funcional, existe o Provedor para o Google Calendar, que permite que você use suas agendas do Google Agenda no Thunderbird. O acesso a estas agendas é bidirecional, ou seja, atualizações no site do Google Agenda serão atualizadas automaticamente no Thunderbird e vice-versa.

Existem centenas de outras extensões, algumas exclusivas para usuários Linux (como a PST Import Plugin, para importar um PST do Outlook) e com o tempo, cada usuário instala as que melhor lhe atendem.

Qualquer dúvida na utilização do aplicativo ou de alguma extensão, pergunte nos comentários ou entre em contato através do Fale Conosco.

Que o Thunderbird continue batendo suas asas e fazendo tempestade, mas não hoje, pois hoje apenas asas de morcego serão ouvidas.

Assim como o Firefox, o Thunderbird possui diversas extensões e temas que podem ser acessados através do menu 'Ferramentas', 'Complementos'. Clicando no canto inferior direito da janela de complementos, em 'Mais extensões' ou 'Mais temas', você terá acesso à página do Thunderbird Add-ons onde, ao contrário do Firefox, os complementos devem ser baixados para o micro e então instalados através do gerenciador de complementos do Thunderbird, apontando o caminho onde o nome_do_complemento.xpi foi salvo.

No post de amanhã indicarei alguns complementos que facilitam o uso do cliente de email.

Hoje, mostrarei como unificar a pasta de emails enviados e a lixeira entre o thunderbird e o Gmail.

Para os emails enviados pelo Thunderbird serem exibidos apenas no diretório de emails enviados do Gmail, vá ao menu 'Ferramentas', 'Configurar contas', escolha a conta do Gmail e clique em 'Cópias e pastas'. No setor "Ao enviar mensagens, automaticamente:", marque a opção 'Guardar uma cópia em:' se esta já não estiver selecionada e então selecione 'Outra pasta' e procure na lista à direita por '[Gmail]' e dentro deste selecione a opção 'Sent Mail'. Clique no botão 'Ok' para confirmar.

Por fim, para ter uma lixeira única, vá ao menu 'Ferramenta', 'Opções'. Escolha a aba 'Avançado' e na guia 'Geral', clique no botão 'Editor de config...'. Será então exibida a janela 'about:config'. Muito cuidado neste utilitário de configuração, pois a alteração de um campo pode provocar um mau funcionamento do Thunderbird. No campo 'Localizar nome:', digite "mail.server.server" (sem aspas). Note que aparecerá uma lista contento o endereço e variando o número após a palavra 'server' (o número varia de acordo com a quantidade de contas de email existem configuradas). Identifique o número referente à sua conta do Gmail (mail.server.serverX.name, onde X é o número da conta) e memorize este número. Clique com o botão direito sobre qualquer ponto da lista e escolha 'Nova Opção', 'String'. No campo "Forneça o nome da opção:", digite (ou cole) o texto "mail.server.serverX.trash_folder_name" (sem aspas) onde o 'X' deverá ser substituído pelo número memorizado. Na janela "Editar valor string", digite no único campo disponível "[Gmail]/Trash" (sem aspas). Clique no botão 'Ok', feche a janela "about:config" e reinicie o Thunderbird.

Fonte: Info Abril

O Google está lançando uma ferramenta de reconhecimento de fala para pesquisa de vídeos. Agora, ao invés de pesquisar por títulos ou tags de vídeos, será possível pesquisar pelo texto falado no vídeo.

A ferramenta transcreve o texto do vídeo e então adiciona aos índices de busca do Google. Por enquanto só é possível usar a ferramenta em alguns vídeos, para ser exato apenas em alguns vídeos "políticos" dos US and A.

Apesar de o Google não ter sido o primeiro a combinar reconhecimento de fala com pesquisa de vídeo (Blinkx e EveryZing possuem algo similar), é necessário dizer quem levará o crédito sobre a tecnologia ?

fonte: Download Squad

Preparados para saírem do planeta? Pois chegamos a este nível de tecnologia, como escreveu a Silvia Ribeiro para o G1 na reportagem "Viagem ao espaço começa a ser vendida em SP por US$200 mil".

Tudo bem que são apenas 90 minutos fora da Terra, mas já é um grande passo para a humanidade (ou segundo grande passo).

Para os que estão se perguntando o que uma notícia sobre viagens espaciais faz em um blog de tecnologia que dá dicas e notícias de softwares e equipamentos que utilizamos no dia-a-dia, a resposta é simples. Projetos como este são possíveis hoje devido à evolução dos computadores e equipamentos como os notebooks ou celulares, que são aparelhos pequenos e desempenham as mesmas funções que grandes equipamentos antigos. Além do mais, a tecnologia usada para tornar a viagem ao espaço possível pode e (tenha certeza que) será usada para aprimorar equipamentos presentes na nossa vida cotidiana.

Quanto a viagens mais longas como imaginado por Stanley Kubrick, Arthur C. Clarke e Peter Hyams nos filmes 2001: Uma Odisséia no Espaço e 2010: O Ano Em Que Faremos Contato, basta esperar, pois neste ritmo, um dia chegamos lá. Não em 2010, mas em breve.

Fonte: G1

A grande sensação do momento é o lançamento do iPhone 3G. Milhares de pessoas ao redor do mundo já enfrentaram filas para comprar e ativar o novo brinquedinho da Apple.

Quem não está nem um pouco contente com esta "festa" é o Greenpeace, o qual alega que a Apple lançou o telefone contendo os mesmo produtos tóxicos já verificados nas versões anteriores.

"... pode ser que o iPhone tenha o dobro de velocidade e custe metade do preço como diz a Apple em seus comerciais, porém contém os mesmos químicos que os modelos anteriores." diz o Greenpeace.

Aparentemente, tais produtos utilizados no telefone não afetam diretamente os usuários, mas agridem o meio ambiente e consequentemente afetam a vida no planeta.

No seguimento dos fabricantes de telefones celulares, a Nokia e a Sony Ericsson são vistas com bons olhos pelo Greenpeace, pois têm eliminado as substâncias nocivas dos seus aparelhos.

Fonte: DiarioTi

Após ter obtido o instalador do Thunderbird no endereço já informado no post anterior, proceda normalmente com a instalação, que é intuitiva como a maioria dos aplicativos para Windows.

Na primeira vez que executar o Thunderbird, ele oferecerá a opção de configurar uma conta de email. Se esta janela de configuração não aparecer, vá ao menu 'Arquivo' - 'Novo' - 'Conta'. Na opção de 'Conta de email', você poderá inserir manualmente todas as configurações do servidor, sendo ele POP ou IMAP. A opção 'Conta de RSS' permite assinar um feed. Já a opção 'Gmail' configura automaticamente uma conta do Gmail utilizando o servidor POP e por fim, 'Conta de newsgroup', para grupos de notícias.

Escolha 'Conta de email', insira seu nome e email nos campos apropriados, escolha um servidor (POP: faz o download das mensagens para o micro onde está sendo configurado; IMAP: sincroniza as mensagens, mantendo uma cópia no servidor e aceita alterações vindas de todos os micros onde foi configurado). Sugiro, caso seu provedor de email tenha esta opção, o uso do IMAP. O Gmail, há alguns meses oferece este serviço, que pode ser ativado na própria página, depois de logado clicando no link 'Configurações', depois na aba superior da página em 'Encaminhamento e POP/IMAP' e ativando o serviço desejado (POP ou IMAP). Normalmente todos os provedores de e-mail que oferecem a opção de uso com clientes de email exigem que este serviço seja ativado nas configurações do provedor, na própria página deste.

Para o Gmail, o servidor IMAP será imap.gmail.com (o Gmail fornece o endereço, portas e instruções de configuração na página de ativação dos servidores). Informe o nome de usuário (seu_email@provedor.dominio, porém, provedores como o Gmail aceitam como nome de usuário, apenas a primeira parte do seu email, ou seja, tudo que vem antes do @). Informe um nome para a conta (pode ser qualquer nome) e clique em concluir.

Após esta etapa, o Thunderbird ainda não conseguirá sincronizar suas mensagens. Para que isto funcione, clique na nova conta criada e escolha a opção 'Configurar esta conta'. Na janela que se abrirá, abaixo do nome da conta, haverá uma guia 'Servidor', onde nas 'configurações de segurança' você deverá escolher 'SSL' e observar se a porta foi alterada automaticamente para '993'. Se não, altere.

Ao final do painel esquerdo, há a opção 'Servidor de envio(SMTP)'. Dê uma descrição (um nome para identificá-lo); o servidor para o Gmail será smtp.gmail.com; porta 587; marque 'O servidor requer autentificação'; informe o nome de usuário (o mesmo nome de usuário utilizado no IMAP) e marque TLS como conexão segura. Confirme clicando no botão OK das janelas abertas, encerre o Thunderbird e execute-o novamente. Será então solicitado sua senha (salve-a se você está utilizando um micro pessoal e que apenas você tenha acesso).

O servidor SMTP, que foi o último a ser configurado é responsável pelo envio das mensagens.

Se você não utiliza o Gmail, ou possui outro email além do Gmail (o Thunderbird aceita mais de uma conta), procure as informações de configuração junto ao seu provedor e proceda da mesma forma para adicionar uma nova conta.

Amanhã apresentarei dicas de configuração para maximizar o uso.

Não só do Firefox vive a Mozilla. Prova disto é o Mozilla Thunderbird, um fabuloso cliente de email, a começar pelo nome imponente, o qual teve origem entre povos indígenas da América do Norte que o utilizavam para denominar uma criatura mitológica (um grande pássaro capaz de criar tempestades enquanto voava). Este nome já foi utilizado também pela Ford num mito que é o superesportivo de 300 cavalos (1958) da montadora que teve diversas versões até o ano de 2005.

Grande parte dos usuários de email não utilizam um aplicativo para gerenciar suas mensagens e preferem acessar a página do provedor através do navegador, o que não é um problema, afinal os provedores têm investido muito em funcionalidade e aparência. Outra parte utiliza o famoso Outlook Express presente em várias versões do Windows.

Com uma pequena série de posts, irei apresentar as vantagens, configurações e dicas de como tirar o máximo proveito deste software.

Para começar, baixe o instalador aqui. Instale-o se quiser, mas não preocupe-se com a configuração de uma conta de email, pois esta será a dica de amanhã. E para os que já utilizam o aplicativo, novas dicas serão apresentadas.

Seriam os Thundercats devoradores de Thunderbirds?



Segundo a Wikipédia, “o ouvido humano, devido às suas limitações físicas, é capaz de detectar sons em uma faixa de freqüência que varia de 20Hz a 20000Hz, sendo que estes valores podem variar de indivíduo para indivíduo e também com a idade (com o envelhecimento perdemos a capacidade de ouvir freqüências mais altas)”.

O programa Ear Test, desenvolvido por Johannes Wallroth possibilita testar seus ouvidos em diferentes faixas de freqüência, de 20 a 16000 Hz (hertz) em volumes variados. Recomenda-se o uso de fones de ouvido estéreos. Inicie os testes com volumes mais baixos e uma faixa de freqüência facilmente audível, por padrão o primeiro teste é feito em 2000 Hz. Segundo o desenvolvedor, deve-se utilizar o software com responsabilidade, pois em volumes extremamente altos poderá causar danos aos ouvidos.

O programa é gratuito para uso não comercial. Para baixá-lo clique aqui.



O Password Chart é um programa web-based (roda direto de um site) que cria senhas seguras a partir de uma frase. Você digita uma frase e ele gera uma tabela de caracteres randômicos usando o que foi digitado. Então você digita uma senha e ele cria uma outra senha segura usando a tabela gerada. Ele ainda tem a opção de usar números e pontuação. A tabela pode ser impressa, para que depois seja possível utilizá-la para outras senhas.

Por exemplo, se usarmos a frase "Informações em 8 bits", a senha "Umbyte" mais a opção de números e pontuação, ele criará a senha segura "7a4smexTmk+".

fonte: Lifehacker



Media Player Classic Home Cinema Edition é uma modificação do famoso Media Player Classic. Ele usa elementos básicos do MPC, como uso de poucos recursos e compatibilidade com vários formatos, e adiciona outras funções, como remoção de tearing, outros decodificadores e melhor suporte ao Windows Vista. Além disso, adicionou também, vários outros idiomas.

Ele é gratuido e pode ser baixado aqui.

E-sushiExecutar algumas tarefas rotineiras do Windows - como limpar a lixeira, ejetar um CD ou reiniciar um PC - exige alguns cliques para serem executadas. O site E-sushi disponibiliza uma série de aplicativos que adiciona atalhos ao System Tray que agilizam este trabalho. Alguns deles:

  • Disc Tray Toggler: Permite que você abra ou feche seu CD e/ou DVD.
  • Ipower: Reinicia, desliga ou "logoff" instantâneamente seu sistema com apenas um clique duplo. Você pode configurar qual ação deve ser executada através do botão direito do mouse.
  • Minibin: Simplesmente um atalho da lixeira.
  • Timebomb: Apenas um agendador para reiniciar, desligar ou "logoff" do sistema.
No site E-sushi você encontra mais utilitários. E todos são gratuitos.

fonte: Download Squad

Uma residência possuir dois ou mais computadores não é difícil de se ver atualmente, principalmente com a queda de preço dos notebooks.

Como normalmente as mesmas pessoas utilizam todos os computadores da casa, os mesmos arquivos devem estar presentes em todos os computadores. Mas o que acontece se você alterar um documento no PC, sair com o notebook e precisar da alteração feita? Uma das soluções que é utilizar editores de texto e/ou planilha online, como o Google Docs, onde seus documentos ficam armazenados numa conta do Google e estarão disponíveis onde você estiver (é necessário uma conexão com a internet). Particularmente eu não gosto de utilzar editores online. Eles são bons, funcionam, mas ainda precisam melhorar nas opções de formatação.

Para contornar o problema acima, utilizo o SyncToy, um utilitário gratuito da Microsoft para sincronizar arquivos na rede (ou dentro do mesmo micro).

A instalação do aplicativo é simples e não requer configurações especiais.

Com o utilitário instalado, basta criar os pares de diretórios. Para isto, clique no botão "Create New Folder Pair". Será exibida uma janela com dois campos Left Folfer (Diretório da esquerda) e Right Folder (Diretório da direita). Clique no botão "Browse..." e nevegue até o diretório desejado ou insira manualmente o caminho. Depois basta escolher o tipo de sincronismo (sincronizar, substituir, combinar, etc) e dar um nome para o par.

O funcionamento consiste na comparação entre os arquivos dentro de cada diretório. Os que foram modificados ou inseridos serão substituídos ou inseridos no diretório "desatualizado" de acordo com o tipo de sincronismo que você escolheu.

Já existe a versão 2.0, mas está em fase beta e não é estável, portanto recomendo a versão 1.4 que pode ser baixada aqui.



Muitas pessoas querem um software para gravar CDs e DVDs que não seja pesado e cheio de opções que quase ninguém utiliza. Para estas pessoas (me incluo neste grupo), o CDBurnerXP é uma ótima solução.

Ele é simples de usar, leve, compatível com os principais formatos de imagem de disco (ISO, BIN, NRG) e com os sistemas operacionais da família Windows a partir do Windows 2000 e o melhor de tudo: é grátis.

Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Fonte: Meio Bit

CookiePie  

Kellsens Willamos , 1 byte


CookiePie é um plugin para Firefox que permite ao usuário abrir múltiplas contas de webmails/serviços ( como Gmail, Yahoo, eBbay, Facebook, Twitter e outros) em diferentes abas ou janelas simultaneamente.

Depois de instalado, é só você clicar com o botão direito na aba ou janela e você terá um novo ambiente para acessar outra conta do serviço que você deseja.

Para instalá-lo, clique aqui.


Se você já tentou fazer uma cópia backup de um DVD original e não conseguiu porque a capacidade do disco virgem era menor que o necessário, com “apenas” 4,7 GB (gigabytes), e o disco de dupla camada custava muito caro, inviabilizando a cópia, você poderá utilizar o DVD Shrink para lhe ajudar na tarefa.

Para esse software essa tarefa é algo simplório. Com apenas alguns cliques você conseguirá ajustar o tamanho do conteúdo ao disco de 4,7 GB, que é o DVD virgem mais comum no mercado. A qualidade, na maioria dos casos, é bem próxima da original. Reduções de até 30% são aceitáveis e quase imperceptíveis para olhares amadores.

Faça o download do programa e instale-o. Para iniciar a cópia clique em “Open Disc” e aguarde. O DVD Shrink fará a leitura de todo o conteúdo do DVD e lhe mostrará na guia de “compression settings” quanto será necessário comprimir. Pronto, agora é só clicar no ícone de Backup! Se você tiver o Nero instalado, assim que a cópia estiver pronta o programa vai pedir a mídia virgem e gravará nela.

Caso queira, você poderá também retirar algum idioma desnecessário, extras e até legendas, para aumentar a qualidade da cópia.

E para fechar com chave de ouro, o DVD Shrink ainda elimina os parâmetros que delimitam o uso para determinadas regiões (Estados Unidos 1, Brasil 4, etc.), assim você pode agora assisti-lo em qualquer aparelho de DVD ou mesmo no computador, independente da região.

Para baixar o DVD Shrink, clique aqui.

Este programa transforma aquela sua área de trabalho limitada e estática em uma área com 360º de espaço dinâmico. Você pode criar widgets a partir de qualquer site, RSS, jogos ou vídeos, além de poder navegar por toda sua área de trabalho como se ela não tivesse fim. Não entendeu ? Assista ao vídeo abaixo para ter uma idéia :


O 360desktop está ainda em fase beta e pode ser baixado aqui.

fonte: Lifehacker

Nos tempos atuais em que a venda e o uso de câmeras digitais cresce de forma assustadora, seus megapixels também, e os celulares vêm dotados de potentes lentes para captura de imagens, o armazenamento de tantos arquivos, que podem chegar a vários megabytes cada, pode ser um problema, assim como compartilhá-los na Internet ou enviá-los por e-mail.

Outra coisa chata são aqueles nomes com números seqüenciais que os arquivos recebem e não dizem nada em relação ao que a foto significa. Para resolver as duas coisas simultaneamente, existe um programa já conhecido por alguns usuários do tempo em que as versões do Windows 3.1, NT, 95 e 98 não tinham um bom visualizador de imagens: O IrfanView.

O programinha é leve e simples de usar, apesar da instalação ser em inglês, existe no site do fabricante (http://www.irfanview.com) o plug-in para versão em português. No menu principal acesse “Arquivo” e clique na opção “Batch Conversão / Batch Renomear”, ou utilize a tecla de atalho “B”. Para renomear e reduzir as várias fotos ao mesmo tempo selecione a opção “Batch-Conversão – Renomear arquivos convertidos”, a saída padrão será um arquivo com 80% da qualidade original e com tamanho aproximadamente 70% menor (isso mesmo!) e a redução na qualidade é praticamente imperceptível, tanto para visualização no computador, uma vez que as fotos são reduzidas para caber na tela, quanto para impressões.

Pode-se ainda, além da conversão em lotes de um diretório inteiro e sub-diretórios, fazer pequenas modificações nas fotos, com os recursos de redução de olhos vermelhos, rotação, ajustes de cores, e diversos efeitos desse software freeware.

O IrfanView pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui.

Firewall

Quando o assunto é segurança, sempre ouvimos vários nomes, e firewall é um deles! Mas afinal o que é um firewall e para que serve? Então, mãos a massa.

Firewall vem do ingles, “parede de fogo”, na verdade faz alusão a porta corta-fogo, utilizada para impedir o alastramento de incêndios em construções , a principio é um dispositivo de rede, que serve para filtrar o tráfego da rede, em determinados pontos importantes. Sua função básica é controlar o tráfego de pacotes entre redes, de forma a impedir que dados não autorizados trafeguem entre certos perimetros. Um firewall usa politicas de controle que podem ser: o usuário que pretende o acesso, a porta que o usuário pretende acessar, tipo de dados que serão trafegados, tipo de sessão utilizada para trafegar dados, protocolo, conexão, setor da rede que pretende o acesso, ponto da rede que iniciou o acesso.

Certo, não vou pesar muito o lado técnico e sim o lado prático.

Na prática o firewall funciona exatamente como uma parede, impedindo que pessoas não autorizadas, façam acessos a rede interna de empresas. Pois é, disse que a principio seria um dispositivo, porque no inicio só era econtrado em hardware, mas hoje já existem softwares que agem como um firewall e, inclusive, podem ser utilizados em computadores pessoais.

A complexidade de instalação, depende da forma que é implementado, da quantidade de politicas de segurança, das regras de acesso, e da quantidade do trafego na rede. Pode ser implementado de duas formas.

  1. Impede todos os acessos. (Usa politicas para permitir o acesso.)
  2. Libera todo o acesso. (Usa politicas para negar o acesso.)
Aparentemente, é a mesma coisa, mas na verdade tem uma grande diferença. Se este dispositivo for utilizado no perimentro interno de uma rede, por exemplo, para filtrar o trafego a um determinado setor da rede interna, pode ser utilizado a política de liberar todo o acesso e negar certos tipos de dados, ou usuários. Se for utilizado na divisa de uma rede interna com a rede externa, podemos utilizar a politica de negar tudo, e liberar apenas certos acessos (tráfego web por exemplo).

Exemplificando, utilizando um firewall entre a rede de sua empresa e a internet podemos, por exemplo , liberar todo tráfego de saida de dados para internet, e bloquedar todo tráfego de entrada, a não ser que a conexão tenha se iniciado na rede interna da empresa. Podemos aumentar ainda a segurança, dizendo que, somente será transmitido dados web e ftp, e negar tráfego de telnet, por exemplo, utilizando para isso as portas de acesso ou análise de pacotes, que é a forma mais segura, pois todos dados são analisados ao entrar e sair de sua rede, porém diminui o desempenho de acessos através do firewall.

Em um próximo post, vou indicar um excelente firewall, para uso domestico e ensinar a configurá-lo.

Abraço a todos.



FormatFactory é um conversor multimídia multifuncional, ou seja, converte quase tudo para quase tudo. Ele converte vídeo, áudio e imagem para quase todos os formatos, incluindo até os portáteis. Apesar de sua interface espartana, o programa é bastante intuitivo.

O FormatFactory é gratuito e pode ser baixado aqui.

fonte: Download Squad

DESKonTOP

Às vezes você precisa abrir ou executar algum arquivo em seu desktop, e para isso você precisa minizar todos os aplicativos que você estiver rodando. O DESKonTOP cria um ícone em sua barra de ferramentas que lista todos atalhos, documentos ou aplicativos que estiverem em sua área de trabalho. Ele é totalmente customizável e leve. Além disso é gratuito. Para baixá-lo clique aqui.

Fonte: Download Squad

Ontem, quinta-feira, 3 de julho de 2008, foi o dia que a internet parou em São Paulo. Um problema na rede da Telefônica cortou o acesso à internet em várias cidades do estado, ou apenas prejudicou em alguns casos, incluindo a maior cidade do Brasil. Além de usuários domésticos, serviços vitais foram afetados.

Lendo as inúmeras notícias sobre o caso, uma que me chamou a atenção foi divulgada no portal G1 pela Juliana Carpanez com a seguinte manchete: "Sem acesso, internautas voltam à era do fax e até lavam o carro".

Que grande parte da humanidade depende da tecnologia, direta ou indiretamente, para sobreviver não é nenhuma novidade, mas casos assim nos fazem pensar. Estamos deixando de viver no mundo real e vivendo apenas no virtual?

O filme Wall-E (não se preocupe, não há spoilers), o qual recomendo a todos, destaca também esta questão que levantei.

Comente este post deixando sua opnião.

Pidgin

O Pidgin é um programa de mensagens instantâneas multi-protocolo que permite que você use várias contas ao mesmo tempo. Ele trabalha com :
  • IM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr
Ele suporta quase todas as características de suas várias redes. E ainda possui uma vasta biblioteca de plugins para customizá-lo. Ele ainda roda em várias plataformas, entre elas Windows, Linux, Unix e outros sistemas operacionais. Uma outra opção (interessante) é ele mostrar quem excluiu você da lista de "amigos".

O Pidgin é gratuito e você pode baixá-lo aqui.

Agora na versão 2.4.1, a BrOffice (OpenOffice), já consagrada suíte de automação de escritório, (assim como o Microsoft Office®), suporta vários formatos de arquivos, os nomes são diferentes, para quem já é acostumado com o tradicional, porém o seu desempenho não deixa nada a desejar, vejamos aqui o que você pode fazer, com cada um dos aplicativos disponíveis no BrOffice:

1. Writer (Editor de textos)
“O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos típicos de programas de editoração eletrônica.”
2. Calc (Planilha Eletrônica)

“O Calc é a planilha eletrônica que você sempre quis. Novos usuários vão achá-la fácil de aprender; profissionais e experts nos números vão apreciar a extensa variedade de funções avançadas.”

3. Impress (Muito mais que Slides e apresentações)

”O Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais, animações e ótimas ferramentas de desenho.”

4. Draw (Desenho)

“De rascunhos rápidos até desenhos complexos, o Draw oferece diversas ferramentas para você se comunicar usando gráficos e diagramas.”

5. Base (Baco de Dados)

“Novidade da Versão 2, o BrOffice.org Base permite manipular bancos de dados, sem grandes complicações. Você pode criar e modificar tabelas, formulários, consultas e relatórios, seja usando um banco de dados externo, seja através do mecanismo de banco de dados HSQL, embutido no Base. Há a possibilidade de se usar Assistentes, Visão de Design ou Visão SQL, para usuários iniciantes, intermediários ou avançados.”

6. Math (Editor de equações matemáticas)

“O Math é o componente do BrOffice.org usado para criar equações matemáticas. Ele é usado normalmente como editor de equações para documentos de texto, mas também pode ser usado em outros tipo de documentos, ou mesmo sozinho.”

É isso mesmo, com o BrOffice, você pode continuar a fazer tudo o que você já faz, com sua ferramenta tradicional, e muito mais, além de abrir todos seus documentos, pode ainda usufruir de novas ferramentas e agregar mais valor aos seus trabalhos do cotidiano.

Você deve estar imaginar quanto isso custaria ao seu bolso, não é mesmo? Pois a resposta é nada, o pacote de aplicativos esta sobre a licença GNU, e não tem nenhum custo de instalação ou uso.

Fazendo uma comparação básica, em termos financeiros, se sua empresa possui 20 computadores, e tem uma suíte de escritório em cada uma das estações, o custo total dos softwares, (Não digo TCO, Custo total de propriedade, pois não fiz um levantamento completo a respeito) estaria em torno de 700,00 por licença, totalizando, R$14.000,00 (20xR$ 700,00), seria uma ótima economia não é mesmo?



Você já imaginou que progama está usando um determinado arquivo/pasta em particular ? Agora você pode saber. O Process Explorer mostra informações sobre quais arquivos e DLL's um processo abriu ou carregou.

Ele pode substituir o (fraco) Gerenciador de Tarefas do Windows e assim, você terá um controle total sobre os processos carregados, conseguindo até "matar" aqueles que teimam em permanecer carregados.

O Process Explorer é gratuito e pode ser baixado aqui.

Curiosidade : O Process Explorer foi criado por Mark Russinovich, fundador da empresa Winternals Software. Ele tambem é autor do programa NT Locksmith que, em conjunto com o NT Recover, reseta a senha do administrardor do Windows NT e 2000, permitindo a criação de outra. Em julho de 2006 a [marcha imperial on] Microsoft [marcha imperial off] comprou a Winternals, mantendo todos os programas e com atualizações, exceto um. Adivinhem qual...

Locate32


Locate32 é um programa que procura arquivos em seu HD ou outros dispositivos de armazenagem. Ele utiliza um algoritmo que armazena informações sobre as árvores de diretório em um banco de dados e o utiliza depois para a pesquisa (como o Unix e/ou Linux), proporcionando assim, uma pesquisa muito mais rápida. Embora não pesquise o conteúdo dos arquivos, o Locate32 é rápido, simples e extremamente leve podendo ser rodado até de mídias portáteis. O programa é gratuito e você pode baixar sua última versão aqui.

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes