Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Agora na versão 2.4.1, a BrOffice (OpenOffice), já consagrada suíte de automação de escritório, (assim como o Microsoft Office®), suporta vários formatos de arquivos, os nomes são diferentes, para quem já é acostumado com o tradicional, porém o seu desempenho não deixa nada a desejar, vejamos aqui o que você pode fazer, com cada um dos aplicativos disponíveis no BrOffice:

1. Writer (Editor de textos)
“O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos típicos de programas de editoração eletrônica.”
2. Calc (Planilha Eletrônica)

“O Calc é a planilha eletrônica que você sempre quis. Novos usuários vão achá-la fácil de aprender; profissionais e experts nos números vão apreciar a extensa variedade de funções avançadas.”

3. Impress (Muito mais que Slides e apresentações)

”O Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais, animações e ótimas ferramentas de desenho.”

4. Draw (Desenho)

“De rascunhos rápidos até desenhos complexos, o Draw oferece diversas ferramentas para você se comunicar usando gráficos e diagramas.”

5. Base (Baco de Dados)

“Novidade da Versão 2, o BrOffice.org Base permite manipular bancos de dados, sem grandes complicações. Você pode criar e modificar tabelas, formulários, consultas e relatórios, seja usando um banco de dados externo, seja através do mecanismo de banco de dados HSQL, embutido no Base. Há a possibilidade de se usar Assistentes, Visão de Design ou Visão SQL, para usuários iniciantes, intermediários ou avançados.”

6. Math (Editor de equações matemáticas)

“O Math é o componente do BrOffice.org usado para criar equações matemáticas. Ele é usado normalmente como editor de equações para documentos de texto, mas também pode ser usado em outros tipo de documentos, ou mesmo sozinho.”

É isso mesmo, com o BrOffice, você pode continuar a fazer tudo o que você já faz, com sua ferramenta tradicional, e muito mais, além de abrir todos seus documentos, pode ainda usufruir de novas ferramentas e agregar mais valor aos seus trabalhos do cotidiano.

Você deve estar imaginar quanto isso custaria ao seu bolso, não é mesmo? Pois a resposta é nada, o pacote de aplicativos esta sobre a licença GNU, e não tem nenhum custo de instalação ou uso.

Fazendo uma comparação básica, em termos financeiros, se sua empresa possui 20 computadores, e tem uma suíte de escritório em cada uma das estações, o custo total dos softwares, (Não digo TCO, Custo total de propriedade, pois não fiz um levantamento completo a respeito) estaria em torno de 700,00 por licença, totalizando, R$14.000,00 (20xR$ 700,00), seria uma ótima economia não é mesmo?

3 comentários

  1. Kellsens Willamos  

    Uso o BrOffice há algum tempo e não tenho nada a reclamar. Para escritório é expetacular. Mas, para documentos e/ou até aplicações mais complexas, o Office continua imbatível.

  2. Marco Aurélio Dias  

    É possível configurar o BROffice para sempre salvar os documentos criados no formato dos arquivos do Office da Microsoft. Isso evita problemas de compatibilidade com usuários que ainda não tenha o BROffice. Além disso, o BROffice permite que os documentos sejam exportados para o formato PDF e visualizados com o utilitário gratuíto Acrobat da Adobe.

    Fiz um projeto para a empresa em que trabalhei durante dois anos e a aceitação e compatibilidade foram excelente. Fica faltando na suite um aplicativo de correio eletrônico e agenda para substituir o Microsoft Outlook.

  3. Rodrigo Colen  

    Quanto conheci a suíte, ainda chamava OpenOffice, estava sendo implantando em uma grande corporação, diga-se de passagem a “maior rede Microsoft da América latina”, hoje temos nas estações, as duas suítes, o Br Office e o Microsoft Office®, na verdade essa medida foi tomada para dar oportunidade dos usuários aprenderem a lidar com BrOffice, e futuramente realizar a troca sem impacto na produção. Fiz a implantação em uma empresa, que estava iniciando suas atividades, o proprietário nunca tinha utilizado o BrOffice, foram necessárias apenas algumas instruções, de como exportar arquivos, para que ele ficasse muitíssimo satisfeito, já os funcionários que entraram na empresa posteriormente, já chegaram se adaptando a nova suíte. Realmente falta um bom utilitário de correio. Mas acredito que os desenvolvedores, devem ter projetos neste sentido. Obrigado pela participação Marco.

Postar um comentário

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes