Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Nos tempos atuais em que a venda e o uso de câmeras digitais cresce de forma assustadora, seus megapixels também, e os celulares vêm dotados de potentes lentes para captura de imagens, o armazenamento de tantos arquivos, que podem chegar a vários megabytes cada, pode ser um problema, assim como compartilhá-los na Internet ou enviá-los por e-mail.

Outra coisa chata são aqueles nomes com números seqüenciais que os arquivos recebem e não dizem nada em relação ao que a foto significa. Para resolver as duas coisas simultaneamente, existe um programa já conhecido por alguns usuários do tempo em que as versões do Windows 3.1, NT, 95 e 98 não tinham um bom visualizador de imagens: O IrfanView.

O programinha é leve e simples de usar, apesar da instalação ser em inglês, existe no site do fabricante (http://www.irfanview.com) o plug-in para versão em português. No menu principal acesse “Arquivo” e clique na opção “Batch Conversão / Batch Renomear”, ou utilize a tecla de atalho “B”. Para renomear e reduzir as várias fotos ao mesmo tempo selecione a opção “Batch-Conversão – Renomear arquivos convertidos”, a saída padrão será um arquivo com 80% da qualidade original e com tamanho aproximadamente 70% menor (isso mesmo!) e a redução na qualidade é praticamente imperceptível, tanto para visualização no computador, uma vez que as fotos são reduzidas para caber na tela, quanto para impressões.

Pode-se ainda, além da conversão em lotes de um diretório inteiro e sub-diretórios, fazer pequenas modificações nas fotos, com os recursos de redução de olhos vermelhos, rotação, ajustes de cores, e diversos efeitos desse software freeware.

O IrfanView pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui.

1 comentários

  1. Kellsens Willamos  

    Ótima estréia, Marco ! Poxa, você realmente fuçou o fundo do baú com este ótimo software. Lembro quando usava Windows 3.1 e ele já existia.

Postar um comentário

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes