Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Após ter obtido o instalador do Thunderbird no endereço já informado no post anterior, proceda normalmente com a instalação, que é intuitiva como a maioria dos aplicativos para Windows.

Na primeira vez que executar o Thunderbird, ele oferecerá a opção de configurar uma conta de email. Se esta janela de configuração não aparecer, vá ao menu 'Arquivo' - 'Novo' - 'Conta'. Na opção de 'Conta de email', você poderá inserir manualmente todas as configurações do servidor, sendo ele POP ou IMAP. A opção 'Conta de RSS' permite assinar um feed. Já a opção 'Gmail' configura automaticamente uma conta do Gmail utilizando o servidor POP e por fim, 'Conta de newsgroup', para grupos de notícias.

Escolha 'Conta de email', insira seu nome e email nos campos apropriados, escolha um servidor (POP: faz o download das mensagens para o micro onde está sendo configurado; IMAP: sincroniza as mensagens, mantendo uma cópia no servidor e aceita alterações vindas de todos os micros onde foi configurado). Sugiro, caso seu provedor de email tenha esta opção, o uso do IMAP. O Gmail, há alguns meses oferece este serviço, que pode ser ativado na própria página, depois de logado clicando no link 'Configurações', depois na aba superior da página em 'Encaminhamento e POP/IMAP' e ativando o serviço desejado (POP ou IMAP). Normalmente todos os provedores de e-mail que oferecem a opção de uso com clientes de email exigem que este serviço seja ativado nas configurações do provedor, na própria página deste.

Para o Gmail, o servidor IMAP será imap.gmail.com (o Gmail fornece o endereço, portas e instruções de configuração na página de ativação dos servidores). Informe o nome de usuário (seu_email@provedor.dominio, porém, provedores como o Gmail aceitam como nome de usuário, apenas a primeira parte do seu email, ou seja, tudo que vem antes do @). Informe um nome para a conta (pode ser qualquer nome) e clique em concluir.

Após esta etapa, o Thunderbird ainda não conseguirá sincronizar suas mensagens. Para que isto funcione, clique na nova conta criada e escolha a opção 'Configurar esta conta'. Na janela que se abrirá, abaixo do nome da conta, haverá uma guia 'Servidor', onde nas 'configurações de segurança' você deverá escolher 'SSL' e observar se a porta foi alterada automaticamente para '993'. Se não, altere.

Ao final do painel esquerdo, há a opção 'Servidor de envio(SMTP)'. Dê uma descrição (um nome para identificá-lo); o servidor para o Gmail será smtp.gmail.com; porta 587; marque 'O servidor requer autentificação'; informe o nome de usuário (o mesmo nome de usuário utilizado no IMAP) e marque TLS como conexão segura. Confirme clicando no botão OK das janelas abertas, encerre o Thunderbird e execute-o novamente. Será então solicitado sua senha (salve-a se você está utilizando um micro pessoal e que apenas você tenha acesso).

O servidor SMTP, que foi o último a ser configurado é responsável pelo envio das mensagens.

Se você não utiliza o Gmail, ou possui outro email além do Gmail (o Thunderbird aceita mais de uma conta), procure as informações de configuração junto ao seu provedor e proceda da mesma forma para adicionar uma nova conta.

Amanhã apresentarei dicas de configuração para maximizar o uso.

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes