Um-byte

Informações em 8 bits

Bem-vindos

Sejam bem-vindos ao Um-byte !
Nosso espaço para comentários e dicas sobre tudo, absolutamente tudo a respeito de tecnologia.

Quaisquer opiniões e/ou críticas, fale conosco.

Novidade !

O Um-byte agora tem seu domínio próprio e já estamos com muitas novidades e novas matérias.

Acesse www.umbyte.com

e aproveite para incluir o novo endereço na sua lista de favoritos.

Uma residência possuir dois ou mais computadores não é difícil de se ver atualmente, principalmente com a queda de preço dos notebooks.

Como normalmente as mesmas pessoas utilizam todos os computadores da casa, os mesmos arquivos devem estar presentes em todos os computadores. Mas o que acontece se você alterar um documento no PC, sair com o notebook e precisar da alteração feita? Uma das soluções que é utilizar editores de texto e/ou planilha online, como o Google Docs, onde seus documentos ficam armazenados numa conta do Google e estarão disponíveis onde você estiver (é necessário uma conexão com a internet). Particularmente eu não gosto de utilzar editores online. Eles são bons, funcionam, mas ainda precisam melhorar nas opções de formatação.

Para contornar o problema acima, utilizo o SyncToy, um utilitário gratuito da Microsoft para sincronizar arquivos na rede (ou dentro do mesmo micro).

A instalação do aplicativo é simples e não requer configurações especiais.

Com o utilitário instalado, basta criar os pares de diretórios. Para isto, clique no botão "Create New Folder Pair". Será exibida uma janela com dois campos Left Folfer (Diretório da esquerda) e Right Folder (Diretório da direita). Clique no botão "Browse..." e nevegue até o diretório desejado ou insira manualmente o caminho. Depois basta escolher o tipo de sincronismo (sincronizar, substituir, combinar, etc) e dar um nome para o par.

O funcionamento consiste na comparação entre os arquivos dentro de cada diretório. Os que foram modificados ou inseridos serão substituídos ou inseridos no diretório "desatualizado" de acordo com o tipo de sincronismo que você escolheu.

Já existe a versão 2.0, mas está em fase beta e não é estável, portanto recomendo a versão 1.4 que pode ser baixada aqui.

1 comentários

  1. Marco Aurélio Dias  

    Edson, o Synctoy facilitou muito minha tarefa de sincronizar as alterações nos arquivos, além disso é muito simples de usar. Obrigado.

Postar um comentário

Deixe seu recado


Receba nossos bytes

Comentários recentes